Páginas

16.8.12

Friendship never ends.

(só um texto cafona sobre amizades, descobertas e todo mais que o cerca) 

Não saberia dizer, ou esboçar uma fórmula exata de porquê certas amizades vingam e outras não. 
As amizades, provavelmente, dependem da mesma série de fatores que um relacionamento amoroso. Muito se diz sobre o fato da amizade ser mais fácil porque não traz consigo a conotação sexual. Discordo: sexo todo mundo faz. Não é - embora viva se dizendo o contrário - tão difícil assim encontrar um parceiro sexual competente. Performance - embora os homens muito se gabem - é uma coisa que ou depende de prática, ou depende de saber ouvir. Sabendo entender o que a parceira quer, ou emendando um feijão-com-arroz bem feitinho as chances de êxito são bastante grandes. A verdade é simples: rolar na cama com prazer é bem mais fácil do que entender outro ser humano. É por isso, primordialmente, que a amizade tem de ser superior ao relacionamento amoroso. Relacionamentos amorosos, depois de cair na mesmisse, podem continuar apenas pelo sexo. O desejo carnal mantêm relações à séculos. Casais que não conseguem conversar trepam. O marido pode não entender muito bem o que a parceira quis dizer depois daquele discurso imenso sobre como precisa ser entendida e bem tratada, mas com certeza, depois de alguns anos, já memorizou com algum êxito as posições que ela prefere na cama. Não sabe ouvir, mas sabe fazer. Às vezes basta. Não por muito tempo, é verdade, mas basta.

Nas relações de amizade, não tem como cortar os silêncios indo pra cama. Um silêncio constrangedor entre duas pessoas que não têm relações sexuais e nem se interessam em tê-las deve ser preenchido com uma conversa. Amigos tem que se entender, compreender, saber de várias facetas chatas da outra pessoa - e continuar aturando. Cabe ao amigo ouvir dez vezes a mesma história, analizar com frieza o porquê da sobrancelha arqueada do namorado da amiga quando ela perguntou se podia deixar o casaco na casa dele e pegar depois. Cabe ao amigo estar junto em programas furados. Cabe ao amigo aguentar o namorado da amiga, as outras amigas da amiga, a tpm da amiga. Cabe ao amigo o pacote completo sem o bônus de levar pra cama depois do nhé-nhé-nhé. Cabe o amigo o ônus com menos bônus ainda. Amigos aguentam reclamações, ciúmes, cobranças, julgamentos descabidos e conselhos que eles não pediram. É do amigo a função de ver o outro errando repetidamente e não poder fazer nada além de aconselhar e depois aguentar o choro. Um amigo vale mais do que um caso, do que um namorico, e às vezes vale mais até do que a própria família.

Pra uma relação de amizade existir é necessário conviver com os defeitos. Um amigo pontual aguenta um outro amigo que sempre atrasa. É pela amizade que a gente vai em festa que não gosta muito, aguenta show da banda preferida do outro, sai em programa de casal pra ficar de vela. A principal característica da amizade deve ser: estar disposto. Um amigo está sempre disposto. Mesmo quando não está. Ser amigo é tirar o pijama pra socorrer o outro aflito. É aguentar terríveis festas em que os dois sabiam que não deviam ter ido, mas precisavam. É se juntar pra falar mal da pessoa insuportável que é amiga de um outro amigo. Um dia eu li em uma revista uma stripper dizendo que ser stripper é fácil porque é simples mostrar o peito, difícil é mostrar o coração. Tive que concordar. O número de pessoas pra quem mostrei o peito é bem maior do que o número de pessoas pra quem já desabafei. E olhem, se despir de sentimento é muito mais nocivo do que ficar nua. A nudez passa, a vergonha acaba. O constrangimento de se mostrar exatamente aquilo que se é deve ser a maior vulnerabilidade de que se tem notícia. Bem parecido com a vulnerabilidade que se sente quando se está apaixonado de verdade. As duas coisas, saibam, acontecem pouquíssimas vezes na vida. 

Nesse estranho ano tive a oportunidade de perceber, cafonamente falando, que tenho amigos de verdade e outros que passei pra lista de colegas. Amigo de verdade é aquele que te aguenta depressivo, repetindo pausadamente a mesma ladainha de sempre, e que te leva pro programa que você está disposto, mesmo não sendo exatamente aquele que ele queria. Foi pra essas poucas pessoas que pude falar, sem julgamentos, todo o horror que foi o meu começo de ano. Foram eles que aguentaram meus traumas, minha indisposição e que me fizeram perceber que as pessoas pra quem você mostrou o coração são realmente aquelas que importam na sua vida. Essas pessoas são as que acreditam em você mesmo quando a vida não vai, o trabalho não dá certo, o cara que você gostava te sacaneou. Essas pessoas te defendem de um jeito quase cego, nem querendo ouvir a versão do outro, como um leoa defenderia sua cria de um predador faminto. Amigo de verdade é meio mãe. Sabe renunciar amor, noite de sono, hora de trabalho, momentinho de estudo e até visão de mundo porque você está precisando dele. Amo os meus amigos que pensam como eu penso, mas aprendi a respeitar as visões ideológicas divergentes porque amizade é amar, também, apesar de. Amar por causa de é muito fácil. Meus amigos são esses seres iluminados que tiram da fossa com guindaste, dividem lugar fuleiro, festivalzinho de cinema francês, cover de banda podre, palylist de sertanejo e pagode,  meus discursos sobre política, minhas explanações sobre redes sociais, minhas mensagens destilando ódio porque eu não sei acalmar antes de falar. Meus amigos são essas pessoas que me acham a melhor pessoa do mundo mesmo quando eu não sou, mas que falam as verdades. Meus amigos aguentam meus erros, tratam bem minhas escolhas erradas pra depois vir dizer que sempre souberam que aquilo ali não ia dar certo, mas não podiam botar água na minha felicidade. Meus amigos já me carregaram bêbada e limpariam meu vômito. Meus amigos, acima de tudo, já não me julgam - só me aceitam. E quando acham que devem, aconselham, falam a verdade e me chacoalham.

Eu cansei de relações unilaterais, rabugice, cobrança, julgamento, cara feia, negligência. Amigo que é amigo corre em nossa defesa que nem bicho bravo e renuncia parte da vida, se for preciso, pra salvar a nossa. Acostumei a passar vergonha com os meus, fazer eles passarem vergonha também, e me despir de coração inteirinho. É com eles que eu saltito na boate quase vazia e é também com eles que quase choro no meio fio e discuto os percalços da recente vida adulta. Uma vez eu disse pra um dos meus amigos que ter ele na minha vida era melhor do que ter namorado porque desde que nos conhecemos meus casos já tinham ido e voltado, mas ele continua. Amigo é essa pessoa que vem antes dos outros relacionamentos e, com certeza, vai embora depois. A amizade é superior ao amor porque tem que se valer única e exclusivamente dela própria. Essa é a minha declaração cafona. Amo todos vocês, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença - até que a morte nos separe. Já diziam as spiceys (que a gente sempre canta a plenos pulmões) que se você quiser ser meu amante, tem que aguentar meus amigos - e assim será. 

Nenhum comentário: